Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.
Eu levanto a bandeira em prevenção ao suicídio o ano inteiro, pois são diversos casos que chegam até mim em busca de auxílio, tanto de pessoas que tentaram o autoextermínio e não conseguiriam, quanto de familiares de pessoas que cometeram o ato em si.
Infelizmente o meu Estado (Rio Grande do Sul) é o atual campeão de suicídios no Brasil.
No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. No mundo, há uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no planeta. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Cerca de 90% dos suicídios são evitáveis. Temos um problema de saúde pública e podemos nos prevenir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.
Abaixo eu deixo duas entrevistas que fiz com dois palestrantes que também levantam a bandeira junto comigo, em valorização da vida. Assista e informe-se!